INVESTIMENTOS IMOBILIÁRIOS

Quando você pensa em investir em imóveis, a primeira coisa que provavelmente vem à mente é sua moradia, mas os investidores imobiliários têm muitas outras opções quando se trata de escolher investimentos, e nem todos são propriedades inteiras ou mesmo que já estão construídas.

Uma das principais maneiras mais simples pelas quais os investidores podem ganhar dinheiro com imóveis é tornando-se o proprietário de um imóvel alugado.

O mercado imobiliário tornou-se um meio de investimento rentável nos últimos 50 anos. 

Propriedades para aluguel e investimento de longo prazo

Se você investe em imóveis para alugar, você se torna um proprietário – portanto, credor de diretos provenientes dos com contratos de locação imobiliária.

A outra forma dos proprietários ganharem dinheiro é por meio da valorização imobiliária ao longo do tempo. Se o valor de sua propriedade for valorizado, você poderá vendê-la com lucro (quando chegar a hora) ou tomar emprestado o patrimônio líquido para fazer seu próximo investimento. 

Compra e Venda em Leilão

Um processo de licitação, em que por meio do leilão (judicial ou extrajudicial), um bem imóvel é vendido pelo melhor lance. 

Comumente, o leilão de imóveis ocorre em situações nas quais indivíduos, empresas ou organizações não conseguem continuar pagando seus imóveis ou possuem dívidas que devem ser liquidadas pela venda desses bens, e, por isso, recorrem ao leilão como forma de resolver a dívida

Imóveis em Portugal para solicitação do GOLDEN VISA

Ao realizar a compra de um imóvel em Portugal, é possível que o cidadão brasileiro solicite o Golden Visa, que é o visto de investidor. Para isso, é necessário cumprir alguns requisitos, determinados pelo Governo Português.

Imóveis nos EUA

Para adquirir um imóvel nos Estados Unidos é preciso apresentar o passaporte com visto válido e comprovação de renda, coerente com o valor do imóvel escolhido. Com os recursos disponíveis em uma conta bancária nos EUA, esse valor deve ser transferido para conta “escrow” do cartório escolhido, que faz a transação e a verificação legal do vendedor e do imóvel. O cartório prepara a documentação de transferência e, após a assinatura do vendedor, é efetuado o pagamento. 

A maioria dos negócios imobiliários nos EUA são realizados por meio das “Title Companies” (Companhias de Títulos), que são formadas por advogados licenciados para atuarem no mercado imobiliário e responsáveis pela legalidade da transação.
Apesar de as compras à vista possuírem condições mais atrativas, o financiamento para estrangeiros está disponível em algumas instituições e precisa ser aprovado pelo banco. As condições para aprovação podem variar em função da instituição financeira e do empreendimento, mas nem todo o imóvel se qualifica para financiamento.

A entrada pode ser de 30% ou 40%, com o restante financiado em até 30 anos e juros de 3,5% a 6% ao ano, dependendo do pacote. A taxa inicial será fixa nos primeiros três anos e depois reajustada anualmente.

Quem compra o imóvel pensando em alugar

pode ter um retorno bruto de cerca de 1,5% a 2% ao mês. Se contratar uma imobiliária para angariar inquilinos, receber os aluguéis e fazer manutenção no imóvel, a administradora ficará com 10% a 15% do valor do aluguel.
Fundos Imobiliários – FIIs
É possível receber rendimentos provenientes de aluguéis, sem ter que comprar um imóvel, por meio dos Fundos Imobiliários (FIIs).

“Um fundo imobiliário é uma espécie de “condomínio” de investidores, que reúnem seus recursos para que sejam aplicados em conjunto no mercado imobiliário.” (Infomoney)

Open chat